O bebê nasce e a mãe olha para o rosto dele pela primeira vez. Dali para frente, a cada dia, as feições vão mudando, as roupinhas ficam pequenas... Você tem vontade de registrar esses momentos? Algumas mães optam por fazer um álbum de fotos do recém-nascido – conhecido como ensaio newborn (recém-nascido, em português).
Em geral, as sessões de foto profissionais duram de 4 a 6 horas e são feitas quando o bebê tem de 5 a 14 dias de vida. Nesse período, é esperado, portanto, que o recém-nascido chore por causa da fome ou esteja indisposto no dia marcado. É preciso ter paciência e respeito em relação ao bebê. “Se ele estiver se sentindo mal, remarco a sessão para dali a dois dias”.
Para tentar fazer com que os recém-nascidos se sintam mais confortáveis no estúdio, os fotógrafos costumam usar um aquecedor de ambiente para evitar que eles sintam frio, já que, em geral, são clicados sem roupa, só cobertos com uma manta. Eu, Janayna prefiro enrolá-los nas mantas, para que entendam que estão sendo abraçados e se sintam seguros. “Uso também um equipamento capaz de produzir o mesmo som que eles escutam no útero da mãe. Assim, ficam mais tranquilos”,
É claro que o preparo também precisa envolver a estética das fotos. Além de combinar as mantas com a touquinha, há hoje roupas específicas para recém-nascidos usarem nas sessões – os suspensórios são uma novidade do mercado. Outra tendência do newborn é decorar o estúdio com fuxicos. Eles ficam em sintonia com os pufes e os tapetes de textura que completam o cenário. Normalmente, todo o figurino e os acessórios das sessões são produzidos pelo fotógrafo – mas é claro que, caso você queira levar o ursinho do seu filho ou vesti-lo de determinada forma, pode dar um toque pessoal ao preparo da imagem.